sexta-feira, 14 de outubro de 2016

SemTec - BH

A TE&M participou da 2ª edição do SemTec em Belo Horizonte (dias 05 e 06/10/2016). O SemTec foi concebido como um espaço para apresentar palestras técnicas e relevantes direcionadas para a indústria do Cimento e Cal. O evento reuniu empresas da região de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

A programação contou com 20 palestras, entre elas as palestras ministradas pela nossa diretora Eliane Taveira, que também foi a mestre de cerimônia do seminário.


A palestra sobre “Corrosão na indústria cimenteira x coprocessamento - situação atual, soluções disponíveis, novas tecnologias”, abordou como ocorre o processo de corrosão e como este é agravado pelo aumento do coprocessamento (onde há a presença de compostos ácidos e umidade nos gases) que gera impacto cumulativo de até 1mm/ano e resulta na maioria dos casos em vida útil menor que 4 anos.

Os métodos de proteção normalmente aplicados – mudança das condições operacionais, o uso de ligas especiais (aço inoxidável 316L, hastelloy ou inconel) como material de construção ou a aplicação de tintas epóxis, revestimento à base de silicone e outras tintas tradicionais – não são eficientes no combate à corrosão.

Como proteger efetivamente os filtros de mangas ou outros equipamentos?
Através do uso de revestimento de liga polimérica, curados e ligados ao substrato metálico com resistência às altas temperaturas, uma tecnologia desenvolvida pela 3L&T que a TE&M trouxe com exclusividade para o Brasil.

A palestra sobre “O ciclo de manutenção do refratário - novos equipamentos, diminuição de tempos de parada, segurança e qualidade na instalação de tijolos em fornos de cimento x ganhos reais” tratou da otimização do processo de manutenção do refratário e como as normas de segurança podem ser respeitadas e ainda assim o tempo de parada do forno pode ser diminuído.

Valorizando a segurança cria-se um ambiente de trabalho saudável que aumenta a produtividade da equipe, que, aliada ao uso de equipamento adequado, aumenta a qualidade da instalação do refratário e reduz o tempo de parada, o que resulta em aumento da lucratividade.

Para proporcionar tudo isso à sua empresa a TE&M trabalha com os produtos da Bricking Solutions, há mais de 40 anos no mercado e especialista em soluções para manutenção do refratário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário